quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Pois é, não entrei na faculdade.

Como podem compreender, é difícil dizer a toda a gente que vos rodeia que não entraram na faculdade. Como todos fariam, começam a calcular que não me esforcei e que tinha uma média péssima, mas a verdade não é essa. Quem me dera a mim que fosse. 
Nunca fui uma excelente aluna, era boa aluna apenas. Chumbei no 9º ano porque decidi vingar-me dos meus pais e que não iria nem para turismo, nem para economia como eles achavam que era o melhor para mim. Segui a área do desporto porque a ginástica era algo que me completava e achei que seria o melhor para mim. Tentei fazer exames nacionais para poder continuar a estudar e não consegui, o português que tínhamos no profissional não me tinha dado bases suficientes para conseguir e eu compreendi. Descobri que existiam uns cursos TESP que poderíamos fazer durante dois anos e de seguida nos dariam acesso ao ensino superior sem fazermos exames nacionais, equivalente aos CET e eu decidi inscrever-me, novamente na área do desporto, queria estudar e mergulhei de cabeça sem pesquisar outras opções. Fiz o curso com facilidade e acabei com média de 15 e deduzi que poderia entrar facilmente. Durante todo o curso me debati com a minha vontade de ser bem-sucedida e ter um emprego bem importante e que talvez na área do desporto, isso não iria acontecer. Perguntei muitas vezes aos meus professores, pessoas que devemos confiar, se poderia mudar de área, poderia eu entrar em qualquer licenciatura que eu quisesse? As respostas nunca foram certas, ou sim ou não sei e eu automaticamente associei que poderia fazer o que eu quisesse e iria ter aquele emprego que eu queria. Não recorri aos serviços académicos para me assegurar daquilo que ia fazer e mais uma vez mergulhei de cabeça e candidatei-me a área completamente diferentes e não entrei. Pois é, não entrei na faculdade. E sabem o que foi melhor? Com a minha média de 15, se me tivesse candidatado a desporto, teria entrado. Pode parecer burrice minha mas eu estava segura que queria mais para mim e não me inscrevi. Fui excluída dos cursos que eu queria porque eram fora da área e eu não tinha acesso a eles com o meu TESP. Fiquei petrificada quando percebi que não ia para a faculdade e saber que a culpa na verdade era minha. Não me informei nos sítios certos e quis seguir o meu instinto. Então e agora? Fiquei sem chão. Tinha o meu percurso delineado na minha cabeça e nunca me passou pela cabeça que algo corresse mal. E correu. 
Agora, passado algum tempo, estou sozinha em casa, á espera que o meu namorado chegue e da chamada que irei receber a saber que consegui emprego. Um emprego que eu nunca pensei ter de aceitar aos 21 anos. Mudei o meu pensamento e agora estou a escrever novas linhas para o que aí vem e vou agarrar o emprego que me oferecerem, poder ganhar algum dinheiro e ocupar algum tempo dos meus dias. Nem tudo está perdido e eu acredito que existe uma razão e eu vou encontrá-la. Podia ter feito tudo de maneira diferente e não fiz. Agora só poderei entrar na próximo ano e num curso que eu considerei que já não queria. E a minha cabeça está uma confusão a tentar perceber "porquê eu?". 

Sem comentários:

Enviar um comentário